Pintura com iPad e o aplicativo Procreate
Continuando com meus estudos de desenho no iPad resolvi experimentar algumas técnicas de pintura que aprendi com o arquiteto Eduardo Bajzek e também um processo adotado por ele chamado Straight to Masses. Esse método consiste basicamente em não usar linhas na montagem e na finalização do desenho indo "direto para as cores e tons".
Bom, não me atrevo a falar detalhes sobre essa técnica, mas aproveito para divulgar que o Eduardo fará um workshop sobre o assunto no 4th International Urban Sketchers Symposium que acontecerá em Barcelona esse ano (vejam nesse link). Devo confessar que a mídia digital facilitou um pouco as coisas pois permitia que eu errasse bastante até ficar satisfeito com o resultado, mas tentei não me aproveitar muito dos recursos eletrônicos simulando ao máximo o que faria no papel. Considerei o exercício extremamente válido. A cena é de um dos quiosques de lanche da Unifor.
Professor, não tenho muita habilidade com o Sketchup e estou revendo todos os seus tutoriais e tentando estudar pelo livro também. Tudo muito bem explicado, vou ver o que consigo fazer.
ResponderExcluirNão sei se o senhor conhece o aplicativo "Paper" para o iPad. Dá uma olhadinha que é bem interessante. São poucas ferramentas, e não existe zoom. Fica realmente como se fosse desenhando num papel. Tenho um amigo na Unifor que faz desenhos lindos através desse app.
Karenina, obrigado pelo comentário. Conheço o Paper, mas para minhas experiências preciso de mais ferramentas em relação as que ele oferece. Mas o traço que ele produz é muito legal.
ResponderExcluir