Desenho arquitetônico: planta baixa de uma residência com CAD


Essa é a vídeo-aula sobre desenho arquitetônico mostrando como desenhar a planta baixa de uma residência térrea unifamiliar. A aula foi dividida em três partes nas quais eu uso o DraftSight, um programa gratuito que possui ferramentas e interface extremamente similares as do AutoCAD.

Para desenhar uma planta baixa bastante simples de uma pequena residência de um único pavimento. Vale alertar que o vídeo não é exatamente sobre o programa e sim sobre a técnica aplicada com ele. O objetivo principal é mostrar ao usuário que ele pode usar qualquer ferramenta digital vetorial (IntelliCad, AutoCad, Draftsight, DoubleCad, TurboCad, QCad e etc) para chegar ao mesmo resultado. O mais importante é que o desenho siga a lógica de confecção e organização mostradas.

Vídeo Aulas
  1. DESENHO DAS PAREDES
  2. MARCAÇÃO DO VÃO DAS ESQUADRIAS
  3. ACABAMENTOS GERAIS
  4. LAYOUT DAS ÁREAS MOLHADAS


Comentários

  1. Adorei suas aulas, de planta baixa no Draftsight, uma sugestão por favor lance um livro do Draftsight aplicado a arquitetura.
    Eu já tenho o SketChup-Pro aplicado ao projetos arquitetônicos.
    Seria de extrema valia para nós projetista.
    Graças a você ando agora com caderno de desenho fazendo desenhos de observações.
    Parabéns, sou seu fã.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo. Obrigado pelo comentário e pela sugestão. Que legal que despertei em você a vontade de desenhar. Isso me deixa muito feliz e mais motivado a continuar com o meu trabalho. :) Valeu demais! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada ,professor!O senhor é muito competente e ótimo professor.Nós novatos nos inspiramos muito em vc! :)

    ResponderExcluir
  4. HEY MARCOS,
    SOU UM DINOSSAURO DO TEMPO DA RÉGUA "T",RÉGUA PARALELA,ESQUADROS DESETEC, NORMÓGRAFOS, CANETAS LEROY, TINTA NANQUIM, PAPEL VEGETAL GETWAY E OUTRAS BUGINGANGAS DOS ANOS 70/80.
    Conheço pela experiência de desenhista como arquitetura durante muitos anos, os fundamentos da expressão gráfica em estudo e quando vejo uma planta rica em detalhes confeccionada pelos CADs da vida...morro de inveja.
    Tento assimilar estas novas tecnologias mas não me liberto do papel, do lápis, da borracha etc.

    Ótima vídeo aula NOTA 10.

    Grato

    Nelson

    ResponderExcluir
  5. Nelson,
    também peguei esse saudosa época. É muito mais questão de quebrarmos paradigmas. Quem desenha bem na prancheta normalmente desenha bem no computador, é só questão de tempo. Obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  6. Abigail

    Você tem usado o Gimp na arte final de alguns dos seu trabalhos. Poderia postar um vídeo mostrando como fez?

    ResponderExcluir
  7. Olá Abigail, este vídeo está na minha lista a um tempão, mas ele seria muito demorado. Ainda estou bolando uma maneira de mostrar a técnica.
    Obrigado pelo contato e sugestão.

    ResponderExcluir
  8. Caro Marcos, para alguém que está começando a desenhar ou pretende desenhar projetos arquitetônicos que software você recomenda? e ainda qual a versão do CAD considera ideal focarmos?

    ResponderExcluir
  9. Qualquer versão do AutoCAD a partir da 2010, está valendo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Professor.
    Adorei o seu site, estou fazendo design de Interiores e com muitas dúvidas para o desenho técnico, não tivemos uma boa preparação no primeiro semestre. Você poderia lançar um DVD com suas aulas de desenho livre ia adorar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhando o Centro de Fortaleza - Parte 1

Desenhos de Oscar Niemeyer

Dica SketchUp - Estudo volumétrico a partir de croquis