Desenhos de viagem - Lisboa


Depois de 7 cidades, 16 dias andando muito, pegando metrô, trem, ônibus, taxi e avião, de quase 1.300 fotos e de 25 desenhos estamos de volta! Como não poderia deixar de ser reiniciaremos as postagens com os desenhos que consegui produzir na inesquecível viagem que fizemos, começando por Portugal.

Na primeira etapa conhecemos a capital e a pequena, mas lindíssima, Sintra. Nessa primeira parte da viagem consegui fazer seis desenhos. Em todos adotei a mesma técnica que, a propósito, foi se desenvolvendo ao longo da viagem. Levei uma caderneta Moleskine 12,7x20,5 cm com papel texturizado para aquarela que tinha ganhando de minha esposa Juliana ano passado em Santiago. Aqui devo confessar que não fiz nenhuma aquarela. Não haveria tempo e eu não tinha o material adequado para aplicar a técnica na rua. Bom, acabei explorando o formato bastante retangular da folha e sua textura. Gostei da maioria dos resultados. É interessante perceber que no primeiro desenho que fiz (Imagem 2) eu não estava muito confortável com as lapiseiras e com a caderneta. Não gostei muito do resultado, mas serviu de "esquenta".

Você perceberá a quase ausência de edifícios inteiros. Não havia tempo! Eu tinha que desenhar nas paradas para alimentação, esperas por transporte, filas ou enquanto minha esposa, sogra, sogro e cunhado olhavam alguma loja. O frio também atrapalhou bastante, minhas mãos sofreram muito já que não dava para desenhar de luvas. Nestas condições optei sempre por desenhar detalhes e ou aspectos de alguma localidade ou edifício.

Imagem 2 - Detalhe de edifício na rua Carret no Chiado - Lisboa - Portugal

Imagem 3 - Museu Berardo em Belém - Lisboa - Portugal 

Imagem 4 - Registro feito pela minha esposa enquanto desenhava o edifício do Museu Berardo - Imagem 3
Adotei sempre a mesma técnica. Primeiro uma base volumétrica com lapiseira porta minas (1.6 HB) e depois um acabamento nos traços e talvez em algumas sombras com uma Pentel 0.5 (B). Os desenhos que mais me agradaram foram os da Torre de Belém (Imagem 1) e do Museu de História Natural de Sintra (Imagem 5).

Nesse último aconteceu algo bem legal. Enquanto desenhava comecei a ser observado por duas garotinhas e sua família. Depois de alguns instantes perguntei se elas queriam ver o desenho. Quando mostrei recebi um Uau! das duas. Muito legal! O melhor elogio da viagem, afinal, não há sinceridade maior que o de uma criança. Fiquei bastante feliz.

Imagem 5 - Detalhe do Museu de História Natural de Sintra - Portugal

Imagem 6 - As pequenas interessadas em desenho. Ganhei um Uau! :)
Depois do desenho do Museu Berardo comecei a perceber que havia capturado um modo de operação para maximizar as oportunidades que tinha para produzir algo. Acabei me tornando mais eficiente dentro das condições do material que tinha levado e dos locais e tempos disponíveis. Tenho que agradecer a minha esposa que registrou quase todos os momentos de desenho e aos seus pais e irmão que aguardaram pacientemente eu terminar alguns desenhos. Bom! Ainda tem mais, mas deixarei para as próximas postagens. Até lá!

Imagem 7 - Estação de Sintra - Portugal. Enquanto esperávamos o trem
Imagem 8 - Detalhe do Oceanário de Lisboa - Croqui rápido

Imagem 8 - Desenhando o Oceanário de Lisboa

Comentários

  1. Bem legal Marcos...Parabéns pelos croquis e pela viagem.
    Sei como é isso: viajando com a família nos obriga a sermos rápidos, ainda mai no frio. É um bom exercício.
    Curioso para ver mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara, me lembrei muito da postagem na qual você falava sobre essas dificuldades. A experiência foi fantástica, viagem e desenhos. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Senti em sua percepção um olhar técnico na descrição de seus métodos de trabalho , ao mesmo tempo,a subjetividade do observador flagrando cada signo. A sua imagem representou-lhe como cidadão do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Augusto! Que belo comentário meu caro. Legal você ter percebido tudo isso. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Pow cara!desenha mt! vc é arquiteto?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado! Sou arquiteto sim. Que bom que gostou dos desenhos. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Nossa perfeito seu site. Amo arquitetura. Pretendo me formar nessa área. Você esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana! Olha só, vá em frente. Arquitetura é uma área fascinante e com muitas possibilidades. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Como é maravilhoso, por sua sensibilidade num desenho, mesmo que seja uma cópia, mas o melhor,é sua visão, foi lindo compartilhar com você, sua viajem, pelos desenhos!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, obrigado pelas gentis palavras. Fico feliz que gostou. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhando o Centro de Fortaleza - Parte 1

Desenhos de Oscar Niemeyer

Dica SketchUp - Estudo volumétrico a partir de croquis