Dica SketchUp! - Modelagem de paredes
Olá! Voltamos com mais uma dica para usar o SketchUp em projetos de arquitetura de interiores. No vídeo mostrado nesse link você verá a modelagem das paredes de um pequeno apartamento. É interessante observar a técnica usada. Primeiro a planta em formato DWG é inserida no modelo quando são iniciados os procedimentos de organização e algumas técnicas para a modelagem das paredes, piso e teto.
Vale lembrar que esta é apenas uma das várias opções de técnica de modelagem. No meu livro, por exemplo, apresento outro tipo. Veja os detalhes desse processo:
- Primeiro as camadas que vieram do CAD são eliminadas para dar lugar a outras.
- Depois a planta baixa, já limpa, é agrupada.
- Aplica-se então a técnica de "cobrir" a planta original com retângulos.
- Em seguida, a ferramenta OFFSET tornará possível marcar as paredes externas.
- As paredes internas serão marcadas quando desenharmos retângulos dentro dos ambientes e em seguida apagá-los.
- Quando as faces das paredes estão marcadas selecionamos todos os elementos e usamos a ferramenta INTERSECT WITH SELECTION para que sejam encontradas as intersecções entre as faces e a planta baixa. Desta forma os vãos das portas e janelas já serão marcadas facilitando sua modelagem.
- Como o objetivo é o projeto dos ambientes internos não nos preocupamos com a modelagem exata das lajes de piso e teto que são representados somente por volumes de 12cm de altura.
- É claro que em casos onde há vigas e pilares expostos eles deverão ser modelados.
Vejam o vídeo clicando aqui. Até a próxima!

Comentários
Postar um comentário