Croquis e Roberto Burle Marx


No final de semana do dia 16/7/11 eu e minha esposa atendemos ao convite do seu tio, o engenheiro agrônomo Ricardo Marinho e de sua esposa, para uma breve visita à sua casa localizada na praia da Taíba, litoral oeste do Ceará. O curto tempo que passamos lá não poderia ter sido mais produtivo. Além das várias conversas sobre arquitetura e paisagismo, do bom vinho e da ótima comida ainda tivemos o privilégio de conhecer obras do paisagista Roberto Burle Marx que era amigo de nossos anfitriões.

A casa, excelente projeto do arquiteto José Porto, é decorada com materiais de demolição e com várias obras dos dois artistas. Inspiração não faltou para produzir vários desenhos. O primeiro mostra o painel feito por Burle Marx localizado no jardim interno da sala de estar. É claro que não me arrisquei a tentar representa-lo e preferi fazer a montagem que vocês podem ver acima. Mais à direita (na mesma perspectiva) outra montagem com um quadro do mesmo autor.



Outro elemento que chama a atenção na residência é uma bonita porta que foi aproveitada de outra edificação e adaptada com treliças laterais. A porta, cuja pintura é também de autoria de Burle Marx, dá acesso à varanda mostrada na perspectiva externa acima. Vejam o desenho detalhado da varanda na perspectiva mostrada abaixo.


No domingo, após o almoço no restaurante Le Petit, ainda tivemos tempo de visitar rapidamente o Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante onde fiz alguns rápidos croquis de alguns elementos da vegetação. Eles são mostrados a seguir juntamente com outro desenho feito ainda na praia da Taíba. É isso! Agradeço nossos anfitriões pela agradável estadia e espero ter outras oportunidades de fazer registros gráficos tão valiosos.




Comentários

  1. Boa noite, Marcos


    Primeiramente, queria lhe parabenizar pelos desenhos, sempre tecnicamente e esteticamente interessantes. Segundo, este post muito bom feito na Taíba; meus pais fizeram casa de veraneio la, carrego desde pequeno aquele Sol na pele morena, amo aquela praia. Muito bom saber que temos um toque de Burle Marx em um cantinho tao singular. Uma vez, confesso, conversando com nativos na pracinha, um deles, ja mais velho, me comentou sobre o Burle Marx ter andando por aquelas bandas. Não duvidei, mas tambem fiquei encucado. Hoje vejo a vericidade do fato! hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Thadeu, obrigado pelo comentário. Podes acreditar que Burle Marx esteve por lá sim. :). Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu não sei desenhar. Você sabe?

Desenhos de Oscar Niemeyer