Croquis de final de semana 1


Oi pessoal! Mais uma sequência de desenhos de finais de semana. Desenhar para mim é um prazer. Me sinto bem. Fico com uma ótima sensação de que produzi alguma coisa importante e de que exercitei o cérebro e, para mim, as duas coisas são verdade. Desenhar a partir de uma realidade tridimensional é uma rica experiência gráfica. A decodificação dos espaços e sua representação em planos bidimensionais é sempre um desafio de visão, interpretação e releitura. Uso a palavra releitura por que todo desenho é uma interpretação pessoal carregada de simbologias e da carga de experiências do desenhista. O mais interessante nesse processo é que essa carga a qual me refiro não é somente no âmbito do desenhar e sim do somatório de tudo que o indivíduo já leu, viu, assistiu, estudou, conversou e, é claro, desenhou.

Detalhe do Mercado dos Pinhões
Faço muitos desenhos baseado em fotos, mas o desenho "ao vivo" com certeza é um exercício muito mais rico. Todos os desenhos dessa postagem foram feitos in loco usando uma lapiseira Caran D'ache de grafite 2B 1.6 sobre papel Moleskine 13x21 cm. Uma pequena edição foi feita na imagem para corrigir o amarelado da folha e o contraste do escaneamento. É isso! Até a próxima. Keep drawing!

Lançamento do livro do professor Rocha Junior

Cajueiro na Casa José de Alencar
Beach Park, coqueiros, mesas e edifícios

Comentários

  1. belas palavras meu caro Marcos. desenhar é tudo isso mesmo! é um somatório de tudo que o desenhista fez, viu e sentiu, incluindo personalidade, estilo e humor no momento do desenho. parabéns. abraço. PW.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Paulo. Gostei do item humor. Influencia bastante o desenho também. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos, tudo bem? Adorei seus desenhos, parabéns, é um artista de primeira, viu? São maravilhosos os desenhos e seus traços.
    Quero fazer o curso do sketch Up Pro, mas é caro pra caramba, né? Ainda vou fazer, vou juntar uma graninha, pois para mim que sou designer de Ambientes aqui em B.H. é imprescindível. Estou sentindo falta. Quando entrego projetos tem uma menina que faz pra mim, mas eu mesma vou aprender!
    Abraço: Carol
    www.blogcarolcarneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, primeiro obrigado pelo comentário. Olha só, um bom começo para usar o SketchUp é dar uma olhada nos vídeos que tenho aqui mesmo no site. É só entrar nesse link: http://www.marcosbandeira.com/p/sketchup-curso-gratuito.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhando o Centro de Fortaleza - Parte 1

Desenhos de Oscar Niemeyer

Dica SketchUp - Estudo volumétrico a partir de croquis