Eu não sei desenhar. Você sabe?

Imagem 1 - Estudo em pastel seco
O título da postagem é uma leve provocação e ao mesmo tempo um convite para reflexão. Depois de ler o texto do arquiteto norte americano Jim Leggitt (Jim Leggitt's Early Drawings: High School 1968!) falando sobre suas primeiras experiências gráficas resolvi também falar um pouco sobre o assunto. Para quem não sabe, este arquiteto é o autor do conhecido livro "Drawing Shortcuts - developing quick drawing skills using today's tecnology" além de ser um grande desenhista e ilustrador. Na sua postagem ele comenta como aconteceu seu processo de aprendizado do desenho. É muito interessante observar como seu traço e técnica amadureceram ao longo dos anos.

A primeira vez que tive contato com técnicas de desenho foi em 1991 quando, ainda pré-universitário, fiz o curso do professor Eneas Botelho. Este curso preparava alunos para a prova de habilidade específica que, na verdade, era um teste sobre desenho, parte do vestibular para arquitetura da Universidade Federal do Ceará. Sempre gostei de desenhar e me lembro bem de ir ao primeiro dia de aula achando que já tinha algum domínio sobre o assunto. Tinha essa sensação por causa do costume que eu tinha de desenhar perspectivas de casas da minha vizinhança ou imaginadas. Esses desenhos eram feitos baseados unicamente nas instruções que, seguindo uma dica de meu pai, encontrei na extinta enciclopédia Delta Universal. Um desses desenhos pode ser visto na imagem 2. Bom, depois que iniciei as aulas percebi meu grande engano. Durante o curso, enquanto era apresentado às diversas técnicas de desenho e à geometria descritiva, constatei, pela primeira vez, que ainda tinha muito o que aprender.

Imagem 2 - Casa desenhada aos 14 anos de idade - 1988 (aprox.)
Quando terminei esse curso e fui aprovado no vestibular me lembro também de entrar na escola de arquitetura e urbanismo acreditando que já sabia desenhar alguma coisa uma vez que havia passado um ano estudando e desenhando com o professor Eneas Botelho. Novamente um grande engano!

Durante a graduação tive, por exemplo, o privilégio de cursar a disciplina Desenho de Observação com o arquiteto e artista plástico Nearco Araújo. Recordo bem das aulas nas quais ele levava seus desenhos para nos mostrar. Admirava seus trabalhos e constatava, mais uma vez, que ainda tinha muito o que aprender. Nesta época também foram de enorme valia e aprendizado as disciplinas Técnicas de Representação I e II que cursei com a professora e arquiteta Zilsa Santiago a quem devo a assimilação de diversas técnicas de perspectiva e de representação gráfica arquitetônica.

As imagens 3 e 4 mostram desenhos feitos para as disciplinas Projeto Arquitetônico I e IV respectivamente. Notem a nítida evolução em relação ao primeiro desenho. Vale também observar que durante grande parte da minha graduação fui estagiário do escritório Nasser Hissa Arquitetos Associados. Considero essa fase que passei por lá como uma segunda escola na qual colhi valiosas lições sobre arquitetura, projeto e gerência de escritório e onde conheci grandes profissionais da área. Lembro bem de "perder" um bom tempo olhando os desenhos dos arquitetos veteranos pregados nas pranchetas para buscar inspiração.

Imagem 3 - Croqui de projeto de residência de Oswald Bratke para pesquisa da disciplina Projeto Arquitetônico I

Imagem 4 - Projeto de condomínio residencial da disciplina P.A. IV - Modelo de casa - 1994

Depois que me formei, em 1997, voltei a ter aquela equivocada sensação de que agora sim, depois de cinco anos dentro de uma escola de arquitetura, eu estaria dominando o desenho. Outro grande engano. Montei escritório de arquitetura e vi que deveria continuar aperfeiçoando minhas técnicas de desenho e a procurar inspiração nos grandes mestres tanto da arquitetura quanto da representação gráfica. Um deles foi Helmut Jacoby que, para mim, foi e ainda é um dos maiores ilustradores da história da arquitetura. Tive o privilégio de ser presenteado, pelo professor Eneas Botelho, com dois raros livros de ilustrações arquitetônicas deste arquiteto que até hoje são fonte de consulta e referência. As imagens 5, 6 e 7 mostram estudos em perspectiva sendo a primeira quando estava com 2 anos de formado, a segunda com 13 anos e a terceira com 15 anos atuando como arquiteto.


Imagem 5 - Estudo para residência unifamiliar - 1999

Imagem 6 - Estudo para residência unifamiliar - 2010

Você deve estar se perguntando onde estou querendo chegar, não? Na verdade é simples. Quero mostrar ao leitor, e principalmente ao estudante que está iniciando, que aprender a desenhar é um processo constante. Jamais podemos parar de praticar e de estudar e sempre haverá margem para aperfeiçoamentos. Hoje (2011) já posso contabilizar mais de quinze anos de formado e mais de vinte ensinando desenho. Todo esse tempo e razoável experiência me fizeram ver, com bastante nitidez, que não devo parar de estudar e de me aprimorar se quiser atingir a excelência.

Imagem 7 - Estudo para residência unifamiliar com pintura digital - 2012

Pois bem, mesmo com "toda essa experiência" acumulada segui minha própria recomendação de não parar de estudar e busquei aperfeiçoamento em um curso de desenho e pintura oferecido pela Unifor. Foram quinze meses de aulas e desta vez, ao contrário do que aconteceu em outras oportunidades, não entrei com aquela sensação de que já sabia alguma coisa, mas a constatação posterior foi a mesma, ou seja, vi mais uma vez que ainda tinha muito o que aprender. É claro que mudei um pouco o foco que passou a ser o desenho artístico, mas a lição continua valendo. Esclareço, antes que alguém interprete errado, que apesar de aconselhável como exercício, não é obrigação de nenhum arquiteto saber desenhar artisticamente. A primeira imagem desta postagem e a imagem 8 mostram alguns estudos dessa nova fase.

Então é isso caro estudante, não fique constrangido ou desestimulado durante suas aulas de desenho ou durante seu processo de produção gráfica seja ela manual ou digital. Lembre-se que a caminhada é longa e que o mais importante não é o resultado final e sim o que você absorve durante o processo. Estabeleça um objetivo e tente chegar lá. Me lembro bem que nas aulas do professor Nearco eu olhava com grande admiração para seus desenhos, mas nunca me passou pela cabeça que eu não poderia desenhar como ele, mas sim que um dia (sei lá quando) poderia chegar a atingir o seu nível. Desenhar bem é o resultado de muita prática, amadurecimento e estudo. Hoje em dia prefiro achar que ainda não sei desenhar. E você, sabe?

Imagem 8 - Estudo em carvão sobre papel texturizado - 2011

Comentários

  1. Eu não. Definitivamente não, rs.

    Post muito bom, Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Raquel. Vai ver você sabe e nem sabe disso. :D. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Uma inspiração para aqueles que até hoje perseguem esse título de "saber desenhar"! Mas até que a busca é mais divertida do que a conquista não? =) Não tenho tanto background no estudo de desenhos, mas na lista de inspirações Marcos Bandeira está sempre presente! Vai ver você ainda não aprendeu a desenhar... mas suas tentativas já inspiraram muitos traços por aí a fora! =)
    Bjo grande professor!! E mande por mim um bjo enorme para o Edu e a turma toda também! Morro de saudade deles todos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lenina! Muito obrigado pelo comentário :D. Mandarei lembranças suas para o Edu e para a turma. Abração

    ResponderExcluir
  5. Rapaz! Que post.
    Entendo seu questionamento. Também passo por isso com frequência. No meu caso, o questionamento transita entre pura insegurança e uma compreensão concreta de que há muito o que aprender. O buraco é sempre mais em baixo, e esse caminho não tem fim. E não há atalhos.
    Dizem que a gente precisa queimar 10.000 desenhos pra ficar bom - se olhar por essa otica, eu ainda tenho muito grafite pra comsumir!!
    Mas vamos lá. E digo isso em letras garrafais:
    VOCÊ SABE DESENHAR SIM! E como!
    O que aconteceu é que seu patamar de ideal subiu. Eu por exemplo, qd olhos os desenho do Gerard Michel, ou do Haycraft, fico deprê haha. Penso: Nossa cara, tem muito oq ue ralar ainda.
    ps: mas vai ver a idade desses caras? (40 anos de produção)...pelo menos consola.

    ResponderExcluir
  6. Grande Eduardo! Rapaz, obrigado pelo comentário e pelas gentis palavras. Acho que é isso mesmo, a gente vai ficando bem mais exigente. Ainda bem! Ficar acomodado nunca é boa idéia para nada.
    Valeu cara! Saiba que você está na minha lista de referências também. Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá! Encontrei vc através da lista de membros do UK, do qual participo desde Maio de 2009. Foi muito bom ver outro membro de Fortaleza. Ainda mais tão talentoso e comprometido com o desenho...

    Bom, quanto ao post, meu amigo, todo dia acordo sabendo que não sei desenhar, mas que preciso tentar. E teimo!

    Abraços!

    Aurileide Alves

    ResponderExcluir
  8. Oi Aurileide, obrigado pelo contato e pelas gentis palavras. Legal termos dois membros de Fortaleza no USK. Vamos continuar teimando e desenhando. :D Abraço

    ResponderExcluir
  9. Além do desenho, podemos levar isso para todos os aspectos da vida, pois sempre há algo para melhorar. Post bem inspirador, principalmente para quem está começando o curso agora assim como eu. Parabéns pelo post e pelos desenhos! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. oi, sou aluna de arquitetura e urbanismo e estou no 4º período. meus professores, desde o início do curso, vêm nos dizendo sobre a importancia do traço a mão livre para a concepção de projetos, sendo contra o uso de softwares para essa finalidade, mas não desmerecendo sua importancia. para tanto, não possuimos materias de AutoCAD, por exemplo, na nossa grade até o 5º período. bom, da pra imaginar o tamanho do problema que eles arrumaram com boa parte dos alunos, que estão sedentos por estágios o mais rapido possivel! particularmente gosto muito de fazer projetos a mão (mesmo sendo várias e várias páginas...) e por ainda não ser uma escrava do CAD. procurando mais sobre perspectiva interna acabei encontrando seu blog, realmente muito bom. parabens! seus desenhos são no mínimo inspiradores.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Steven. Espero que no final desse semestre você perceba sua evolução no desenhar.

    ResponderExcluir
  12. Olá, vou escrever o que costumo falar para meus alunos que têm essa mesma angústia. Aprender AutoCad, Sketchup, Revit e etc, qualquer um aprende em qualquer curso ou até mesmo sozinho. Não acho que isso seja função de um curso de graduação. Desenhar plantas, cortes e fachadas, não só pelo desenhar, mas pensando a arquitetura, seus espaços, métodos construtivos, interferências no entorno urbano, conceitos e outros aspectos, isso sim, é função da universidade. Se eu puder dar uma sugestão a você e seus colegas seria essa. Foquem no aprendizado da arquitetura por que desenhista e cadista tá cheio por aí. Façam cursos de desenho eletrônico, mas não esqueçam que chegar em um estágio sem saber fazer um corte é muuuuuuuito pior do que chegar sem saber o que o comando Strech. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  13. Eu sei desenhar, mas não desenho.
    Vou me inspirar em ti.
    abraço.

    ResponderExcluir
  14. Quando disse que iria me inspirar no senhor, quiz dizer que vou buscar força através de sua dicas, seus desenhos e suas palavras, pois tenho 36 anos e hoje a faculdade de arquitetura é muito cara pra mim que sou assalariado pai de família e pago aluguel e trabalho em outra área, mas quero mais. Só que fico as vezes com o pé atraz: Pois começando a estudar, Será que consigo me encaichar no mercado? sera que vou me adaptar? e depois farei a faculdade,sera? Quando? Com que idade terminarei? Terei ascensão profissional? Terei oportunidade pois me formaria com uns 45 anos talvez ou mais.
    Ja sei,e ja escutei de que temos que fazer o que gostamos pra sermos felizes,mas a realidade não é esta, também ouvi que nunca é tarde pra recomeçar pra ir atraz das coisas que gostamos, sei também que tudo tem que ter esforço e dedicação, enfim toda aquela ladainha ja sei e escuto sempre, gostaria de saber sua pinião real disso, será que estou acomodado e a solução esta em mim mesmo e ta faltando iniciativa e coragem. Quero a opinião do senhor que é professor.
    desde ja agardeço.

    ResponderExcluir
  15. Entendo suas dúvidas, dificuldades e angústias e gostaria de poder ajudar um pouco mais, mas não conheço a realidade de sua cidade, suas necessidades profissionais e pessoais. Seria irresponsabilidade minha dar algum conselho, entende? O que posso sugerir é que procure escritórios de arquitetura na sua cidade tentando se informar como é o trabalho dessa empresa, remunerações, investimentos necessários, empregabilidade. O que posso afirmar com alguma certeza é que o curso exige dedicação e leva algum tempo (em média 4 a 5 anos depois de formado) para se firmar na profissão e ter uma boa remuneração. Se esse é seu sonho, procure cursos noturnos de tal forma que você possa continuar trabalhando. A ralação vai ser grande, mas na busca de um sonho tudo é possível. Felicidades!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado professor.

    ResponderExcluir
  17. AH, Só mais uma dica, começo estudando o que ? se tenho o objetivo de desenhar plantas em escalas.
    Fico muito grato e quando começar mandarei um trabalho meu para o senhor observar.
    Um baita abraço para o senhor.

    ResponderExcluir
  18. Recomendo procurar um curso técnico em desenho arquitetônico. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  19. Olá prof.Marcos, meu nome é Rafael Douglas sou pré-universitário curso Controle Ambiental no IFPB e gostaria muito de cursar arquitetura e urbanismo, porém, eu não sei desenhar muito bem, para falar a verdade sou péssimo, apenas em planta baixa que eu consigo desenvolver algo legal. Prefiro usar a tecnologia do que o lápis, programas que trabalham com 3d me atraem bastante e gosto de usá-los no momento apenas como diversão, interessando me aperfeiçoar caso faça a escolha do curso de arquitetura. Por favor, me aconselhe. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Rafael, não confunda o desenho artístico com o desenho necessário para o trabalho de um arquiteto. Eu consigo desenhar artisticamente por opção minha e não por necessidade da profissão. O arquiteto deve saber se comunicar graficamente. Veja a postagem sobre croquis aqui mesmo no blog chamada "Croquis - A liberdade do traço". Os cursos de arquitetura tem disciplinas que vão te orientar e te treinar para esse aprendizado.

    ResponderExcluir
  21. Olá novamente Prof. Marcos, sou Rafael Douglas e dessa vez estou aqui para lhe agradecer pela orientação. Estou planejando fazer o curso técnico em edificações para saber se é esse o caminho que quero mesmo tomar, qual é a sua opinião sobre esse curso? Acha válido eu fazer para complementar o meu currículo mesclando a área Ambiental com a de Construção Civil? Pois hoje em dia todos nós devemos ter um olhar mais crítico e racional para as questões ambientais, desenvolver sem denegrir, um antagonismo Possível dos tempos modernos. Até mais.

    ResponderExcluir
  22. Boa estratégia Rafael! Vá em frente e boa sorte. Felicidades.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, para o Senhor também Felicidades. Rafael Douglas

    ResponderExcluir
  24. Eu li tudo isso aqui e isso só fez minha confusão aumentar, sonho desde os meus 8 anos de idade em ser arquiteta, sou uma negação em física e uma negação maior ainda em desenho. Mas eu sei que se for pra seguir meu sonho eu vou me esforçar e muito. Meu caso é bem triste, sou filha de uma contadora que morre de vontade que a caçula faça Tecnologia em Mecatrônica Industrial e eu não quero isso, tenho 17 anos agora, novinha eu sei, mas ano que vem eu ja tenho que ter escolhido o que vou fazer, se bem que não tenho duvidas do que quero, mas minha mãe não entende isso, esse ano ainda ela vai estar se mudando pra uma cidade menor que a que eu moro. Moro em Marília-sp, uma cidade pequena, com 255 mil habitantes e ela quer se mudar pra uma cidade com 45 mil habitantes chamada garça que é a uns 45 minutos de Marília e onde não existe faculdade de arquitetura, talvez as pessoas de lá nem saibam o que é isso. Em Marília tem arquitetura mas não é uma faculdade renomada, eu quero fazer uma faculdade boa e ouvi falar que a UFRGS oferecia um ótimo curso, mas são mais de 1000 km daqui e eu não conseguiria me manter lá, meu professor de artes vive falando pra mim "Bruna, nunca entre numa guerra perdendo" mas sabe, estão mexendo com os meus sonhos, isso não é legal, porque fazendo isso eu vou desistindo e vou perdendo mais ainda pra mim mesma e desistindo mais ainda do que eu realmente quero. Bem, eu não sei porque fiz isso, mas achei seu blog interessante e eu precisava desabafar com um arquiteto. Ficaria grata se pudesse me responder. Obrigada. Bruna Borges

    ResponderExcluir
  25. Olá. Olha só, suas preocupações são extremamente normais nessa fase da vida. As questões relativas à fisica e ao desenho não devem te tirar o sono. Não há necessidade de aprofundamento em física para trabalhar com arquitetura e o desenho será passado para você, em seus diversos aspectos, durante a graduação. O post tenta mostrar exatamente isso. Meu desenho foi evoluindo, e ainda está, ao longo de muitos anos. Não existe milagre e nem fórmula pronta, só muito trabalho. Tenho certeza que a evolução vai acontecerá com você que já tem, pelo menos pelo que li, uma vontade muito grande de estudar arquitetura. Quando fazemos o que gostamos tudo fica mais fácil embora isso não queira dizer que não será duro. Resolvi fazer arquitetura sem ter nenhum familiar ou conhecido (que sempre podem ajudar) na área e escutando vários tipos de alertas e mesmo assim consegui meu lugar na profissão. As vezes a família não entende as escolhas dos filhos por que desconhecem o tipo de trabalho de determinadas áreas e/ou tem visões deturpadas das mesmas. Tente procurar mais informações na sua cidade. Visite escritórios de arquitetura e de engenharia, tente conversar com arquitetos da região. Talvez isso ajude. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  26. Ei, Marcos, obrigado por criar esta polêmica. Comecei a tomar aulas particulares de desenho artístico em 1992 e nunca mais parei. Servia para aliviar o tremendo estresse do trabalho. Apenas luz e sombra, preto e branco, de preferência figura humana, lápis e papel canson. Depois avancei um pouquinho nos contés. Ano passado fiz aulas de aquarela. E hoje sou aluno especial de Desenho. Desenho sim, oras, mas por hobby. Lamentavelmente não tenho esse profissionalismo e refinamento que vemos nos bons desenhistas. Sou apenas um amador e isso me satisfaz. Saber mesmo, bem..., a gente sempre está aprendendo. Nunca saberemos tudo. Treinar sempre!

    ResponderExcluir
  27. Legal Bolivar! Acho que você capturou muito bem a essência da postagem. Vou sugerir que você crie um blog para mostrar seu trabalho. Abraço e continuemos desenhando!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Prof Marcos. Estou em dúvidas sobre o curso de aruitetura pois não sei desenhar e também não sou voa em exatas, mas por outro lado sou boa em decoração, tenho bm gosto e adoro obras!!
    Gstaria de saber se o senhor poderia me indicar algum curso técnico em desenho arquitetônico na minha cidade; Rio de janeiro.
    Desde já agradeço e desejo uma boa noite. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Aline, pelo seu breve texto o que posso recomendar é que não se preocupe muito com essa questão do desenho. Desenhar tem várias vertentes e você receberá a educação/orientação gráfica necessária à profissão em qualquer curso que você escolha. Não conheço cursos no RJ do jeito que você descreveu, mas recomendo que visite o campus da UFRJ onde existe um curso de graduação em arquitetura e outro em design de interiores. Tente ver a grade curricular e tente conversar com os coordenadores para que você posso tomar uma decisão mais precisa.

    ResponderExcluir
  30. Olá,parabéns pelo post. Sou estudante de ensino médio, apaixonado por arquitetura, e futuro arquiteto.Já desenho ha algum tempo, Queria alguma sugestão de curso técnico de desenho arquitetônico em fortaleza. desde já agradeço, abraço.

    ResponderExcluir
  31. Olá Walberto. Infelizmente não tenho cursos com essas características para indicar, mas recomendo que você faça, desde já, algum curso de desenho a mão livre ou até mesmo de desenho artístico. Nesse caso os curso de Educação Continuada da Unifor são ótimos. Veja no site da Unifor o curso Desenho e Pintura (Módulo I).

    ResponderExcluir
  32. Olá Professor, meu nome é Dayana e moro em Bh, tenho 24 anos e já tenho uma graduação. Sou formada em Gestão de RH, e já trabalho na área. Mas estou pensando em fazer o curso de Arquitetura a noite da UFMG. O senhor acha que o conhecimento e experiência que tenho na área de Gestão de pessoas poderão ser aproveitados na arquitetura? Apesar de trabalhar já a 3 anos na área não me sinto feliz, realizada, e sempre achei muito interessante arquitetura, gosto de desenhar, apesar que já a alguns anos não pratico. Gosto da área pois acho bem dinâmica. Meu pai que é da área da construção civil acha que eu deveria fazer engenharia, mas acho que arquitetura tem mais haver comigo. o mercado para o arquiteto é promissor? Consigo um emprego bom ainda fazendo o curso?

    Obrigada,

    Dayana

    ResponderExcluir
  33. Oi Dayana, sua formação em gestão com certeza será muito bem vinda na carreira de arquiteta. Essa talvez seja uma das nossas maiores carências. Quanto ao mercado, vivemos um momento muito favorável à engenharia e arquitetura. Devo admitir que a engenharia está até melhor, mas acho que devemos seguir nossos sonhos. Não seria nada legal você encarar uma nova graduação para se sentir novamente frustada, não acha? Boa sorte e felicidades.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada professor.

    Dayana

    ResponderExcluir
  35. Olá Marcos, sou pré-vestibulanda,tenho 16 anos e me interesso banstante por arquitetura, acho uma profissão belíssima, e gostaria de lhe pedir alguns conselhos, já que na minha pequena cidade ha pouquíssimos profissionais nesta área, não tenho a quem recorrer. Gostaria de saber se é importante ter ao menos uma noção de desenho pra se entrar no curso de arquitetura? Eu gosto de desenho mais dificilmente pratico, pois meu colégio é muito puxado e quase não sobra tempo para nada, e na minha cidade tabém não tem nenhum curso de desenho. Mesmo não entendendo nada de desenho, gostaria muito de cursar arquitetura, pois me encanta muito. Achei seu blog procurando por informações na área e achei seu blog muito interessante, e os desenhos nem se fala um mais lindo que o outro *--* Agradeceria muito se me tirasse está dúvida.

    ResponderExcluir
  36. Oi Gessyane, tudo bem? Olha só, não se preocupe com essa questão do desenho. O desenho para o arquiteto tem outro tipo de abordagem diferente daquela que muitos acreditam ser a do desenho artístico. Durante o curso você terá várias oportunidades de aperfeiçoar suas habilidades mesmo que elas sejam muito básicas. Siga em frente com seu sonho.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada, muito bem graças a Deus. que bom então, agora é me esforçar para passar, já que não prentendo cursar na minha cidade que como eu disse não tem nada. Mais uma vez muito obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá!!
    Estava procurando algo que esclarecesse algumas duvidas sobre arquitetura, achei o seu blog.
    Desenho a algum tempo, faço ilustrações e venho pensando seriamente em fazer arquitetura e urbanismo.
    Agradeço a você e parabenizo-o pelo blog foi muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  39. Legal! Espero que dê tudo certo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber desenhar com tão bela perfeição,mais como ainda não sei i tou bem longe disso fico com o sonho e com a esperançe de um dia chegar la e consegui-la.

    ResponderExcluir
  41. A perfeição a gente nunca consegue não é mesmo? :D Mas dá para ir melhorando cada vez mais com a prática. Continue desenhando. :)

    ResponderExcluir
  42. Olá Marcos, sou apaixonada por arquitetura desde que me conheço por gente, não me imagino fazendo outra coisa da vida. Mas estou em época de vestibular e as boas universidades exigem a prova de habilidade específica, tenho muito medo porque não desenho, já tentei milhões de vezes e nada. Estou procurando um bom curso de desenho antes de prestar o vestibular. Muitos já me disseram que nunca vou ser uma boa arquiteta porque não desenho, eu me recuso a acreditar nisso e espero estar certa. Com sua experiência, você acha que eu posso aprender a desenhar? Há cursos disponíveis, principalmente em São Paulo, para pessoas que NUNCA desenharam e querem aprender desde o começo? Ou eu devo desistir? É muito importante saber isso de uma pessoa que tem anos de experiência e passou por vários processos de aprendizagem como você. Parabéns pelo blog :) Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Ingrid, não desista de seu sonho. O arquiteto precisa do desenho para trabalhar, mas antes que isso se torne um problema para você, procure saber o que exatamente o arquiteto usa do universo do desenho. Aqui no blog você tem uma bela amostragem. Não me use como referência. Eu sempre gostei do desenho nas suas duas principais vertentes, a técnica e a artística, então acabo "exagerando" um pouco na parte artística :).

    O arquiteto, no ato de desenhar, talvez use 95% de desenho técnico e 5% de desenho artístico. Qualquer pessoa pode aprender a desenhar e no caso da arquitetura, normalmente os dois primeiros semestres do curso são usados para orientar o aluno nesse sentido. Se existe alguma prova de desenho na instituição na qual você pretende ingressar recomendo que procure algum curso específico para essa prova, mas infelizmente não posso te indicar nenhum.

    Por fim, não confunda projetar com desenhar. Um bom arquiteto precisa saber PROJETAR MUITO bem, DESENHAR muito bem não é tão necessário.

    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  44. bom dia,

    procuro um profissional que saiba passar desenhos de arquitetura tradicional para sketchup. preferência que resida em Fortaleza. entrar em contato pelo e-mail vanessa.lessa@clubventos.com

    ResponderExcluir
  45. Oi Marcos. Meu nome é Sheron Alencar e tenho 17 anos, e quero muito ser arquiteta.
    Eu não sei desenhar muito bem , e tenho medo de não conseguir aprender um dia. Faço cursinho de desenho, mas toda vez que estou lá fico com vergonha de mostrar os meus desenhos; porque os dos meus colegas são bem melhores que os meus.
    Eu não queria desanimar e parar de desenhar, eu sei que lá no fundo quero ser arquiteta, só não sei se consigo.
    Gostaria muito que você pudesse me ajudar, me dando algum conselho ou qualquer outra coisa. Muito Obrigado. *--*

    ResponderExcluir
  46. Oi Sheron,
    Olha só, primeiro não se preocupe muito com essa coisa do "saber desenhar". O trabalho do arquiteto exige o contato diário com o desenho, mas está muito mais ligado ao desenho técnico que você aprenderá durante seu curso de graduação. Aprender a desenhar leva tempo como você percebeu na postagem, mas qualquer pessoa pode chegar lá.

    Ser um bom arquiteto não tem relação nenhuma com saber desenhar bem. Se você souber isso será um diferencial, mas você não deixará de ser um bom profissional por causa disso.

    A gente sempre acha o desenho do colega melhor que o nosso, isso é normal. Não tenha vergonha de mostrar seu trabalho. Mostrando para outras pessoas você pode receber dicas e críticas que te ajudarão a aprender mais. Use os seus colegas como incentivo e não como barreira.

    Eu fazia assim:
    Quando olhava o desenho de alguém que considerava melhor que o meu eu nunca achava que não poderia fazer igual e sim o que eu deveria melhorar para chegar naquele nível. Aí eu ia estudar, praticar, ou pedir conselhos a algum professor ou até mesmo ao próprio colega.

    Se você ficar sempre com o pensamento negativo achando que nunca vai desenhar tão bem quanto o seu colega, então realmente vai ficar mais difícil. :)
    Acredite!

    Espero que tenha ajudado. Nunca desista de seu sonho. Desejo sucesso para você. :)

    ResponderExcluir
  47. Olá Marcos.Meu nome é Carla tenho 14 anos,quero muito ser arquiteta.Não sei desenhar muito bem não,e já estava a desistir do ramo por causa de não saber desenhar,você me ajudou,me deu esperanças,muito obrigada de coração.
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  48. Oi Carla, nem pense em largar a arquitetura por causa disso. Você aprenderá o desenho necessario ao trabalho de arquiteto na faculdade, não se preocupe pois o principal voce já deve ter, vontade!
    Desejo sucesso na sua futura carreira. :)

    ResponderExcluir
  49. Oi Marcos. Me chamo Kaio tenho 24 anos e sou de Pernambuco. A algum tempo venho querendo ingressar no curso de arquitetura. Não sei se tenho competências para fazer isso, pois não sei desenhar e também nunca fui bom em geometria, tenho medo de começar e não concluir por faltas dessas habilidades. Por outro lado tenho grande facilidade em manipular softwares. O que você me sugere? fazer ou não fazer? Obrigado e Parabéns pelo blog e por suas habilidade profissionais. Abraço.

    ResponderExcluir
  50. Kaio, não se preocupe. Desenhar também pode ser no computador. Como já comentado aqui, o desenho tem várias vertentes e o trabalho do arquiteto não depende somente desse instrumento. Vá em frente!

    ResponderExcluir
  51. Ola marcos, adorei seu blog e li todos os comentario desta postagem. Bom eu fiz um ano de enfermagem e hoje quero trocar meu curso para arquitetura e urbanismo, tenho medo mesmo depois de ler seus comentarios dizendo que para ser arquiteto nao depende somente de desenhar bem,todo mundo me fala que tem que ter pelo menos noção de desenho, e eu nao tenho, mais tenho muita vontade de aprender, nao sei se na faculdade UNIP daqui de Goiania-Go eles vao me 'ensinar' ou me ajudar a desenhar, conversei com amigas minhas que estudam arquitetura la e elas falaram que tem materia de de desenho livre, ai eu penso o que eu vou fazer quando eu tiver que desenhar? o que eu vou desenhar? Eu nao gostaria de perder mais um ano, gosto muito de arquitetura, acho o trabalho fascinante mais tenho muito medo de nao conseguir fazer o curso por causa dos desenhos, nao sei se consigo aprender por ser tao lindo a forma que vcs desenham,nao sei se tenho esse dom. Gostaria de saber sua opniao.

    aah e seus desenhos sao maravilhosos, parabeens!

    ResponderExcluir
  52. Oi Thaissa. Olha só, não se preocupe tanto com o desenho. Primeiro porque durante seu curso você aprenderá o que for necessário para trabalhar com arquitetura. Acredite, um dia você saberá o que fazer diante de uma folha de papel, de um computador ou de um tablet. Tudo depende de estudo e empenho. Olhe, por exemplo, essa postagem que mostra meus alunos do primeiro semestre e a evolução deles do primeiro ao último desenho e tudo isso em apenas um semestre. http://www.marcosbandeira.com/2012/07/desenho-de-observacao-o-antes-e-o-depois.html

    Veja como eles não tinham noção nenhuma e depois das aulas e de alguma prática já conseguiram se expressar graficamente. Essa evolução foi conseguida em somente quatro meses e qualquer um pode chegar onde eles chegaram. Fique tranqüila e corra atrás de seu sonho. Desejo sucesso!

    ResponderExcluir
  53. oi Marcos, sou Brenda fiz vestibular esse ano, e passei pra ciencias contabeis na UFPI, mas também ganhei uma bolsa do prouni pra arquitetura e urbanismo. Eu adoro a area de exatas q é bom para os dois cursos, mas estou com dividida, gostaria de fazer arquitetura mas tenho medo, pois não sei desenhar tão bem como muitas pessoas dizem ser necessario para esse curso, o q sei é fazer alguns rascunhos, consigo passar algumas imagens de objetos pro papel como casas,mas não ficam muito bem desenhadas pq eu não tenho muita pratica nisso> ficaria muito grata se vc pudesse mi falar um pouco sobre a questão de saber desenhar pra esse curso! e tbm se vc souber é claro, me informar do mercado de trabalho entre esses dois cursos contabeis e arquitetura! obrigada

    ResponderExcluir
  54. kyun eu preciso de alguém que saiba desenhar cenário pro meu mangá >.> sei desenhar em estilo mangá mas cenários não são o meu forte

    ResponderExcluir
  55. Brenda, pelo pouco que você falou já percebi que sabe o suficiente para encarar o curso. Não se preocupe que saber desenhar não é tudo e em alguns casos nem é necessário. Leia algumas respostas que já dei na postagem e verá do que estou falando. Falar sobre o mercado é muito complexo, mas recomendo, caso queira fazer dois cursos, a arquitetura e a administração.

    ResponderExcluir
  56. oi marcos, sou Brenda muito obrigada por me ajudar nesse momento de tanta duvida! exelente o trabalho q vc vem fazendo e mostrando neste blog!! vlw

    ResponderExcluir
  57. Oi Marcos, me chamo Julianne e vou fazer vestibular este ano mesmo. Eu ja fui interessada na área da saúde, até fiz técnico de enfermagem, e to com receio de fazer arquitetura e urbanismo. Tenho medo de não ser o que eu gosto, ser muito dificil ou o mercado de trabalho ser muito pequeno.
    Vale à pena arquitetura e urbanismo? É apenas projetos no curso?
    Gosto muito de arquitetura, mas tenho medo de levar um choque na hora que eu entrar na faculdade.

    ResponderExcluir
  58. Olá Marcos, se me permite assim chamá-lo. Inicialmente quero dar meus sinceros parabéns pelo maravilhoso trabalho, também estou no magistério e nesse momento estou migrando para a computação gráfica e me envolvendo com a parte de maquete eletrônica, quero lhe pedir um auxílio, caso possível. Pretendo caminhar, estudando nesse caminho: Autocad, Sketchup e Kerkythea. O que devo ler e estudar sobre Desenho Arquitetônico, tenho facilidades para desenhar, sou professor de Matemática e "reza" a lenda que em Geometria sou bom... (rs), mas gostaria de pedir ao ilustre mestre um caminho bibliográfico e/ou indicações de cursos a distância. Agradecendo a atenção, compreensão e paciência. No aguardo de resposta. Abs. fraternos. Prof. J.Carlos (RJ)

    ResponderExcluir
  59. Olá J.Carlos, veja os livros que indico na barra lateral direita do site. Basta clicar lá para comprar. Recomendo o meu, é claro, e o do Redow Yee (Desenho Arquitetônico ). A seqüência Autocad, Sketchup e Kerkythea está coerente, vá em frente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de Oscar Niemeyer

Croquis e Roberto Burle Marx